espaços xxι

elementos ©

Simbologia

Published by D. under on 17:47
_
Pedra.
As pedras são uma “Substância dura e compacta que se extrai dos rochedos (in dicionário)”. Representam, também, a terra, a solidez e tudo o que é concreto. Simbolizam a resistência à erosão, ao tempo. Estão presas à impotência de viver. Perpetuam. O termo Idade da Pedra é muito usado para referir-se à pré-história, período/era muito marcante na história da humanidade. Na construção propriamente dita iremos fazer uma estrutura, do género de um saco em arame, com pedras no seu interior, traduzindo uma forma de contagem de tempo. Seres inanimados, em nada efémeros, que representam os dias, anos e todas as outras formas de enumeração, sem auxílio a algarismos, tal como em outros tempos.



Madeira. A madeira não a trataremos, em si, de forma directa, mas mais propriamente a sua origem, a sua criadora, a árvore. Figura da vida, em perpétua evolução e em ascensão para o céu, evoca todo o simbolismo da verticalidade, força e resistência. Simbolicamente rica e alegórica, sendo universalmente considerada como símbolo das relações que se estabelecem entre a Terra e o Céu. É feminina, nutridora e possui ainda uma imagem de quem abriga, reflectindo a grande mãe. Enraizada no chão, alcançando os céus, através dos seus galhos, evoca a eternidade. O verde simboliza a imortalidade, a persistência do tempo.



Espelhos.
Estes, quando expostos à luz, proporcionam reflexos. O espelho (do latim speculum) é um símbolo de pureza, de verdade e de sinceridade. Uma simetria de dois objectos que não se podem sobrepor. Aquilo que não podemos alcançar. Aprisiona a realidade, reflectindo cada etapa do tempo. Outro mundo. Outra realidade. Numa palavra: Semelhança!



Ferro. O ferro é um metal maleável, tenaz, de coloração cinza prateada, apresentando propriedades magnéticas. É, actualmente, utilizado para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte, como elemento estrutural de pontes e edifícios. O ferro tem sido historicamente importante e um período da história recebeu o seu nome, a Idade do Ferro. Todavia, o ferro não se trata só disto. Embora não resista propriamente ao tempo, devido à oxidação, marcou-o. Para além de períodos históricos, foi um grande impulsionador da criação dum inovador contador de tempo, o relógio. São mecanismos como: ponteiros ou rodas dentadas que o mantêm nesta impossível tarefa, acompanha-lo, o tempo!



O tempo passa …
… e corrói-nos…
… ficamos com a efemeridade do seu toque.
Mata-nos.
O tempo passa… passa… passa.

E no topo do pilar soberano, o central, marca-se a sua passagem, a sua paragem provoca a união,
O relógio que parou e entrou materiais que marcaram…
… as eras, os Tempos…
Passando, passa… passa



 

Contacto

  • expacosxxi@gmail.com

Fundadores

  • Cristiana Fernandes
  • Diogo Simões
  • Frederico Vicente
  • Priscila Magalhães

Contador de visitas

Hit Counters

Sonoro